quinta-feira, 17 de março de 2011

Biblioteca


 

1 – Vidas Secas
Autor:
Graciliano Ramos
Editora: Record
É certamente uma obra muito educativa e que provoca reflexões. O bonito é que Vidas Secas obriga o leitor a criar empatia com o retirante nordestino. E empatia é diferente de compaixão. O livro consagrou o escritor Graciliano Ramos como o maior prosador do regionalismo brasileiro da geração dos modernistas da década de 30.

2 – Sagarana
Autor:
João Guimarães Rosa
Editora: Nova Fronteira
Guimarães Rosa é um autor essencial e seus contos são uma maneira mais acessível de os alunos conhecerem sua narrativa regionalista e, ao mesmo tempo, universal. Entre outros contos, o livro traz o clássico “A hora e a vez de Augusto Matraga”. Sagarana foi o primeiro livro lançado pelo escritor e é considerado por muitos um rascunho da obra-prima do autor: Grande Sertão: Veredas. O estilo inovador, cheio de metáforas, regionalismos e neologismos, já estava presente na obra de estréia.
3 – São Bernardo
Autor:
Graciliano Ramos
Editora: Record
É uma leitura básica, essencial para entender a formação da mentalidade do self-made man brasileiro. Simplesmente um livro lindo, considerado um dos melhores romances psicológicos do país. A história discute um modelo brasileiro de ascensão individual. Por meio de uma narrativa que se funde com o narrador, o autor se aprofunda no inconsciente de um homem obcecado pelo sentimento de posse.

4 – Poemas de Manuel Bandeira – 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor
Autor:
Manuel Bandeira
Editora: Cosac & Naify
O Manuel Bandeira tem uma sofisticação e ao mesmo tempo uma simplicidade incríveis. Ele aproxima a música da fala de forma que um leitor desavisado não percebe que ali tem um poema. Ele afina os ouvidos para a poesia.
5 – Laços de Família
Autor:
Clarice Lispector
Editora: Rocco
É um grande livro de contos, considerado pela crítica o ponto alto da carreira de Clarice como contista. Ele aborda muitas questões femininas, do universo da mulher, pelas quais nossas alunas têm uma demanda enorme. Em 13 histórias, que abordam conflitos familiares, amor, insegurança, ciúme, sonhos, a autora explora o momento de revelação de personagens oprimidos.
6 – Contos de Terror, de Mistério e de Morte
Autor:
Edgar Allan Poe
Editora: Nova Fronteira
Allan Poe é um dos grandes mestres dos contos de mistério e de terror. Os alunos costumam gostar demais, sobretudo os meninos, que se lembram dos gêneros lidos na infância.
 

7 – Antologia Poética
Autor:
Carlos Drummond de Andrade
Editora: Record
Alguém duvida de que estamos falando de um dos maiores poetas brasileiros? Drummond pode ser lido para se pensar a poesia, a modernização brasileira, as questões históricas… É um poeta que convoca o leitor a pensar o mundo e a sociedade, ao mesmo tempo em que é um dos poetas mais críveis, que mostra como se pode ir longe com as palavras.
8 – Todos os Fogos
Autor:
Julio Cortázar
Editora: Civilização Brasileira
É muito importante conhecer também autores latino-americanos. E Julio Cortazar é um dos mais expressivos, um dos mais envolventes para este jovem, porque ele trabalha com a literatura fantástica. A obra é uma coletânea de contos ao melhor estilo de Cortázar. Embora contenha algumas narrativas lineares, o autor mantém seu experimentalismo, subvertendo tempo e espaço em contos como Todos os Fogos, que dá nome ao livro.
9 – Seis Contos da Era do Jazz
Autor:
F. Scott Fitzgerald
Editora: José Olympio
É um livro muito divertido e sofisticado, que aposta no humor para falar de uma Nova York esquecida. Fitzgerald é o autor que melhor soube captar o espírito dos agitados anos 20, chamados por ele de a “Era do Jazz”. O ritmo dos Big-Bands parecem embalar a leitura das historietas desse tempo de desbunde.
10 – A Elegância do Ouriço
Autor:
Muriel Barbery
Editora: Companhia das Letras
Este livro foi uma revelação em 2006 na França e é um exercício de ver além de nossas certezas.
11 – O Apanhador no Campo de Centeio
Autor:
J.D. Salinger
Editora: do Autor
A história do garoto de 16 anos que foge do colégio dois dias antes do natal e vagueia por Nova Iorque foi um sucesso imediato: nas primeiras semanas de seu lançamento vendeu 15 milhões de exemplares. A obra resgata os dilemas pelos quais passamos na vida e como damos conta deles. E o que é melhor, tudo narrado por um adolescente, que oscila entre a pureza e a amargura. Escrito em 1951, o autor ousou ao escrever em linguagem coloquial.
12 – Metamorfose
Autor:
Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
A história do caixeiro-viajante que se transforma em inseto durante a noite é um clássico do absurdo kafkiano. É uma leitura essencial, capaz de mostrar a importância do outro na construção da nossa identidade. Um livro que mexe com os nossos sentidos e que ao tratar do sentimento de inadequação, remete às transformações da adolescência, indo além das mudanças físicas.

 
1 – Noite na Taverna
Autor:
Álvares de Azevedo
Editora: Komedi
É uma obra de representação do romance gótico, que possibilita aos leitores entrarem em contato com um estilo próximo ao do romance byroniano. A questão do macabro na literatura é interessante porque desperta a atenção da garotada, mas agrada à todas as idades.
2 – Cinco Minutos e Viuvinha
Autor:
José de Alencar
Editora: Ática
São histórias curtas e gostosas para pegar gosto pelo estilo do autor. Foram os dois primeiros romances de José de Alencar. As histórias do autor são cheias de finais felizes, que as moças da época adoravam.
3 – Memórias de um Sargento de Milícias
Autor:
Manuel Antônio de Almeida
Editora: Moderna
É uma obra diferenciada do romantismo, pois trabalha com uma classe social mais baixa. Fala de um Brasil diferente, com outros costumes, vestimentas e contexto histórico. Fundamental a todos os brasileiros.
4 – Dom Casmurro
Autor:
Machado de Assis
Editora: Saraiva
Uma obra para conhecer o texto de Machado de Assis e perceber a sua genialidade. Explora a questão do adultério, que incomoda, mas ao mesmo tempo faz pensar e discutir. Por apresentar apenas a versão do narrador, em primeira pessoa, ajuda a desenvolver o senso crítico. O romance contém todas as peculiaridades do texto de Machado: a ironia, a elegância, a forma como ele desmascara a burguesia, etc.
5 – O Cortiço
Autor:
Aluísio Azevedo
Editora: Navegar
É uma importante obra do naturalismo, que ajuda a entender a imigração ocorrida no Brasil no século 19 e discutir o determinismo. O Cortiço retrata as atitudes submissas do brasileiro perante o imigrante europeu.
6 – Estação Carandiru
Autor:
Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Livro interessante para conhecer o sistema carcerário brasileiro e as condições de vida às quais são expostos os detentos. Outro ponto forte do livro é a reprodução da linguagem da malandragem. No livro, os criminosos são retratados de uma maneira mais humana.
 
7 – O Físico
Autor:
Noah Gordon
Editora: Rocco
Incrível história de um rapaz que foi estudar medicina na Palestina e se converteu ao judaísmo para ser aceito. A obra aborda a cultura judaica e faz um belo retrato da Idade Média, época em que se passa a trama.
8 – Brás, Bexiga e Barra Funda
Autor:
Antonio de Alcântara Machado
Editora: Moderna
Uma leitura essencial para conhecer a literatura do primeiro momento modernista e saber mais sobre a vinda dos italianos para o Brasil, mais especificamente para os bairros paulistanos do título. O livro dá mostras de uma cidade em progresso, com bonde e automóvel, e também mais moderna, com força de trabalho feminina.
9 – Macunaíma
Autor:
Mário de Andrade
Editora: Agir
Mário de Andrade foi um gênio brasileiro, o que é evidenciado nesta obra. Embora não seja de uma leitura fácil, é envolvente e divertido, sobretudo pela boa representação do típico malandro brasileiro.

10 – Édipo Rei
Autor:
Sófocles
Editora: L&PM
Para conhecer uma instigante tragédia grega e também um texto envolvente de investigação policial, em que o investigador é também o assassino. A história de Édipo é um marco do teatro da antiguidade e foi essencial para as teorias da psicanálise, desenvolvidas por Freud.
11 – Comédias Para Se Ler Na Escola
Autor:
Luís Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Para entrar em contato com textos de um dos melhores cronistas brasileiros. São textos gostosos de ler, todos com muita qualidade. Além disso, os temas têm a ver com o dia a dia do estudante e também servem pra matar as saudades de quem já deixou a escola.
12 – Hamlet
Autor:
William Shakespeare
Editora: Martin Claret
Cerca de 200 anos antes do surgimento da psicanálise, Shakespeare mergulhava na consciência humana para escrever sua mais famosa peça de teatro. Os dilemas do príncipe Hamlet são os primeiros sintomas da modernidade. A obra influenciou profundamente os românticos, como o alemão Goethe, e até mesmo o filósofo Nietzsche.



 

1 – Auto da Barca do Inferno
Autor:
Gil Vicente
Editora: Saraiva
Essa peça teatral, pertencente ao Humanismo português, é uma obra-prima. Os versos, escritos em linguagem coloquial, fazem uma sátira de costumes. Gil Vicente definia sua obra como um “auto de moralidade”.
2 – Os Lusíadas
Autor:
Luís de Camões
Editora: Ática
Essa obra marcou a consolidação da Língua Portuguesa. A Editora Ática fez uma interessante adaptação, que mescla episódios importantes da obra com as respectivas explicações. Para exaltar a grandeza da nação Portuguesa, Camões escolheu o gênero épico, o mesmo utilizado por Homero na Ilíada.
3 – Boca do Inferno
Autor:
Ana Miranda
Editora: Companhia das Letras
Este livro retrata, de forma leve, o contexto histórico-social-literário do Brasil Colônia. Além disso, apresenta dois ícones da literatura barroca brasileira: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
4 – A Mais Bela Noiva de Vila Rica
Autor:
Josué Montello
Editora: Nova Fronteira
Além de o enredo estar ligado ao Arcadismo, movimento estudado no Ensino Médio, a obra traz detalhes da Inconfidência Mineira, com suas intrigantes conspirações. Interessante não apenas para alunos do ensino médio, para todos que se interessam por história.
5 – Iracema
Autor:
José de Alencar
Editora: FTD
É importante porque valoriza nossa terra, nossa gente, nossa língua, com a presença do indianismo na literatura brasileira. Obra fundamental na formação da nacionalidade brasileira. Além disso, reúne diversos recursos linguísticos.
6 – O Cavaleiro Inexistente
Autor:
Italo Calvino
Editora: Companhia das Letras
O livro faz parte da trilogia Nossos Antepassados e é uma sátira às histórias de cavaleiros medievais. É uma obra que sugere inúmeras reflexões para quem está desenvolvendo o gosto pela leitura.
 
7 – Balzac e a Costureirinha Chinesa
Autor:
Dai Sijie
Editora: Objetiva
A história se passa em meio à Revolução Cultural promovida por Mao Tse Tung, em 1960, na China. Na época, o líder chinês retirou das bibliotecas do país todas as obras ocidentais. Nesse ambiente opressor, os personagens do livro descobrem como a literatura pode influenciar o cotidiano e as escolhas que fazemos durante a vida.
8 – A Madona de Cedro
Autor:
Antonio Callado
Editora: Nova Fronteira
Com uma trama envolvente e enigmática, o livro trata do medo e da culpa, sentimentos que muitas vezes perseguem o ser humano ao cometer um ato impensado.
9 – Terra Papagalli
Autor:
José Roberto Torero
Editora: Objetiva
A inserção da História brasileira na ficção conduz o leitor a uma série de reflexões sobre “verdades” antes incontestáveis. É uma leitura agradável, com diversas passagens cômicas, que proporciona outra visão sobre o nosso processo de colonização/exploração lusitana.
10 – Padre Sérgio
Autor:
Liev Tolstoi
Editora: Cosac Naify
Essa leitura leva o jovem a fazer importantes reflexões morais e religiosas. Entendendo o dilema da personagem principal, ele entende melhor o ser humano.
11 – O caçador de pipas
Autor:
Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira
Essa obra divide com o jovem leitor brasileiro uma cultura muito diferente da sua, além de fazer um retrato histórico do Afeganistão nas últimas décadas. Além disso, é, sem dúvida, uma história inesquecível de amizade, culpa e expiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário