terça-feira, 24 de novembro de 2015

II MOSTRA CULTURAL AFRICANA E AFRODESCENDENTE CEGRS

TEMA
Pérola Negra: Moda e beleza africana e afrodescendente em nossa cultura.

REALIZAÇÃO:20/11/2015

OBJETIVO GERAL: Conhecer, valorizar e compreender a moda e a beleza negra como aspecto cultural que define e caracteriza a população brasileira/ baiana, aprendendo a dar importância a estes elementos como constitutivos da vida e história das populações negras em todo o mundo, principalmente em nosso país e nossa cidade.


Cultura negra e educação
 
A cultura negra possibilita aos negros a construção de um “nós”, de uma história e de uma identidade. Diz respeito à consciência cultural, à estética, à corporeidade, à musicalidade, à religiosidade, à vivência da negritude, marcadas por um processo de africanidade e recriação cultural. Esse “nós” possibilita o posicionamento de negro diante do outro e destaca aspectos relevantes da sua história e de sua ancestralidade.
Trabalhar com a cultura negra, na educação de um modo geral e na escola em específico, é considerar a consciência cultural do povo negro, ou seja, é atentar para o uso autorreflexivo dessa cultura pelos sujeitos. Significa compreender como as crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos negros e negras constroem, vivem e reinventam suas tradições culturais de matriz africana.

Nilma Lino Gomes

O CORPO COMO EXPRESSÃO DA
IDENTIDADE NEGRA
A educação pode desenvolver uma pedagogia corporal que destaque a riqueza da cultura negra inscrita no corpo, nas técnicas corporais, nos estilos de penteados e nas vestimentas, as quais também são transmitidas oralmente. São aprendizados da infância e da adolescência.
O corpo negro pode ser tomado como símbolo de beleza, e não de inferioridade. Ele pode ser visto como o corpo guerreiro, belo, atuante presente na história do negro da diáspora, e não como o corpo do escravo, servil, doente e acorrentado como lamentavelmente nos é apresentado em muitos manuais didáticos do ensino fundamental.
Esse é o papel da discussão sobre cultura negra na educação: ressignificar e construir representações positivas sobre o negro, sua história, sua cultura, sua corporeidade e sua estética.
Nilma Lino Gomes
















Mais fotos AQUI                         Credito das Fotos: Benivalda,
                                                                                  Jilmara

3 comentários:

  1. Não entendi as fotos. Parecem egípcios! Kd a beleza negra dos africanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Egito está localizado em região desértica, às margens do Rio Nilo, na porção nordeste do continente africano!! respondendo Sua pergunta �� ��

      Excluir
    2. Para quem não sabe procurar saber a história do Egito pois além de está localizado no continente Africano, a relato histórico que faraós, rainhas e servos entre outros eram NEGROS portanto o q se relata é a beleza antiga mas característica e enriquecida daquela época . Antes de criticar pesquise.

      Excluir